domingo, 25 de outubro de 2015

O sentimento mais profundo

https://www.youtube.com/watch?v=zmtCMbMggqA
(música de fundo)

Qual é o sentimento mais profundo que conheço? É o Amor.
Esta foi a resposta imediata que dei a mim mesma. Mas logo a seguir pensei: Será que o ódio não poderá ser também um sentimento muito profundo? Talvez. Mas este é um sentimento vazio, cego, na medida em que não nos faz crescer e evoluir. Antes pelo contrário, torna as pessoas mais frias e isoladas, fechadas nelas próprias e na sua raiva, na sua revolta, na sua tristeza.
Sem dúvida que o Amor é o sentimento mais profundo, pois liberta-nos, permite-nos ir mais longe, ao encontro do outro e de nós próprios, em busca de um sentido e de uma vida e mundo melhores.
Duas pessoas que se amam, comunicam, sejam marido e mulher, mãe e filho, irmãos, amigos. O Amor é um sentimento tão complexo, com tantas especificidades, que exige sempre uma grande capacidade de diálogo e de entendimento e compreensão.
Há várias receitas para um Amor dar certo, seja ele de que tipo for (parental, conjugal, fraternal, ...). Mas alguns dos seus ingredientes chave, sem dúvida, são a capacidade de comunicar efectivamente, o respeito mútuo, a entrega incondicional, sem esperar nada em troca, e a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário