quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Escutar... com o coração

"Escutar" é definido como "ouvir com atenção, dar atenção a".
Não é novidade para ninguém que escutar é muito mais do que simplesmente ouvir.
Aquele que escuta verdadeiramente, além das palavras, ouve também os sentimentos, adivinha pensamentos, antecipa comportamentos e atitudes.
O "não verbal" fala sempre mais alto, ou seja, até podemos estar a dizer que não queremos, não nos importamos, gostamos assim, não faz mal mudar, ou manter como está. Mas se realmente estiverem a escutar, é provável que percebam que afinal preferíamos que fosse de outra forma.
Quem realmente souber e quiser escutar entrará no coração e no pensamento, irá sempre mais fundo e ao encontro das verdadeiras necessidades e sentimentos dos outros.
Escutar é também descentrarmo-nos de nós próprios e dedicarmo-nos aos outros, contribuindo para o seu bem-estar, mesmo que isso signifique abdicar de algumas das nossas posições. O querer a felicidade do outro fala mais alto do que a satisfação das nossas próprias necessidades.
Saber escutar é dar atenção, saber dar-me, centrar-me no outro, dedicar-me ao outro. Mas também significa conhecer os meus próprios sentimentos e limitações. É um exercício de equilíbrio, pois se não estivermos bem connosco próprios, nunca conseguiremos escutar verdadeiramente. E as nossas inquietações causarão ruído, ou até mesmo uma certa surdez...

Sem comentários:

Enviar um comentário